terça-feira, 25 de outubro de 2011

Governo do Estado entrega Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli - MARIA LUCIA DA SILVA RICHARD , SERVIDORA DE 24ª SDR JARAGUÁ DO SUL , FOI CONTEMPLADA COM A MEDALHA.

Governo do Estado entrega Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli

Este ano, 64 funcionários foram homenageados no evento que abre a 12ª Semana do Servidor Público  -

imgAline Rebequi
@aline_ND
Florianópolis
Fernando Mendes/ND

Servidores públicos receberam a medalha no teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis

O governado do Estado homenageou na tarde dessa segunda-feira (24), no teatro Pedro Ivo Campos, 64 servidores públicos que no último ano realizaram ações além de seus deveres funcionais. Todos receberam a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. O evento faz parte da programação da 12ª Semana do Servidor Público promovida pela Secretaria de Estado da Administração.
A medalha foi entregue pelo governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, pelo secretário de Estado da administração, Milton Martini e pelo presidente do grupo RIC Record, Mário J. Gonzaga Petrelli. A homenagem é realizada todos os anos desde junho de 1999.
Segundo o governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli é entregue àqueles que demonstraram, acima de tudo, responsabilidade. “Devemos a estes servidores todas as nossas conquistas, como o prêmio de melhor destino turístico do país e o Estado que apresenta um dos melhores índices de qualidades de vida”, enfatiza.
Mário Petrelli, filho de Alice, diz que a família se sente honrada com a homenagem. “Eles não são funcionários do governo, mas sim, do cidadão. Por isso, é uma honra que a medalha leve o nome de minha mãe. Ela lutou contra o seu tempo e conseguiu ser a primeira mulher a ocupar um cargo público”, comenta Petrelli.
E a servidora Maria Lucia da Silva Richard, 52, de Jaraguá do Sul, é um exemplo do perfil de todos os demais homenageados. Com mais de 35 anos de dedicação, ela já poderia ter se aposentado, mas preferiu seguir trabalhando na área da educação onde atua desde os 16 anos. Como Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, também provou ser uma mulher de coragem e em 2005 ganhou o título de primeira vereadora mulher da cidade de Guaramirim, Norte catarinense. “Acredito que ganhei a medalha por demonstrar amor a tudo que faço, sempre tento ir além e servir o cidadão da melhor forma possível”, relata.  

Quem foi Alice Guilhon Gonzaga Petrelli
Alice Guilhon Gonzaga Petrelli nasceu em Florianópolis em 17 de junho de 1899. Em 1928, aos 29 anos, foi nomeada escriturária da então Secretaria da Fazenda, Viação, Obras Públicas e Agricultura, tornando-se a primeira funcionária pública do Governo do Estado de Santa Catarina. Nessa repartição, conheceu o engenheiro italiano Leonardo Petrelli, com quem se casou em 1933. Em 1935, nasceu seu único filho, Mário José Gonzaga Petrelli.
Sempre comprometida com o bem-estar da comunidade, Alice Petrelli apoiou a criação da Casa do Estudante Universitário, em 1960, com o objetivo de amparar e facilitar a vida de estudante do interior que vinha estudar na capital, sem ter recursos para moradia. Ela faleceu em 7 de outubro de 1990, com a idade de 91 anos.